2. Especificação



No mundo desportivo actual a polémica é abundante. E não só em assuntos onde sempre foi comum (como a arbitragem), mas alarga-se até ao plantel que compõe a selecção nacional. De forma a resolver este caso e mais alguns (como determinar jogadores, treinadores, dirigentes e até árbitros mais populares) será necessário proceder a uma análise lógica de listagens de palavras dotadas de um sentido no seu todo, mais conhecidas entre nós como notícias. Neste caso notícias desportivas sobre futebol (relativamente fáceis de encontrar na internet).

Ora um agente informático (doravante referido apenas como agente) capaz de resolver este
Nota

A conversão de HTML para um formato processável é relativamente complexa quando implementada automáticamente devido principalmente ao código de scripts e agentes afins que elevariam a complexidade desta implementação próximo da complexidade de um browser... (pronto, um pouquinho próximo...)
Esta é a razão porque não utilizamos um tal mecanismo.

problema terá no mínimo que permitir a leitura de uma listagens de jogadores, árbitros, etc... (doravante denominados por agentes desportivos) listados com uma série de dados, entre os quais o seu nome. Terá então esse nome que ser procurado de entre uma série de artigos noticiosos em formato de texto normal (ver nota).
No final desta primeira etapa de processamento o agente deverá ter armazenadas as informações sobre os agentes desportivos (jogadores, árbitros, etc) conjuntamente com um valor calculado (através da busca nos ficheiros noticiosos) correspondente ao número de vezes que o seu nome é encontrado nestes ficheiros.

Então, a partir da informação recolhida, terá que exibir resultados de fácil compreenção para um utilizador humano para uma melhor selecção (em função da táctica futebolística a usar), para os melhores jogadores de entre todos, para melhores treinadores, dirigentes e para os piores árbitros que deverão ser os mais populares.