Editorial

O Clube de Astronomia da Escola Secundária de Emídio Navarro vem agora retomar a publicação do Astro-Boletim. Este Astro-Boletim vai ser publicado mensalmente e consiste apenas numa folha informativa tendo como objectivo informar as actividades do Clube, noticiar acontecimentos astronómicos e mostrar algumas das fotografias realizadas.

Um dos objectivos do Clube de Astronomia para este ano lectivo é a realização de várias observações nocturnas do céu para que todos os estudantes e professores que queiram conhecer um pouco mais sobre esta imensidade de planetas, de estrelas, galáxias, nebulosas, etc. Outro objectivo é a realização de fotografias aos corpos celestes, sendo possível a sua realização através de uma máquina fotográfica e de um telescópio, estas fotografias serão expostas na Escola e também no resto do país através do programa Galileu. O Projecto Galileu é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude que promove a ciência dando às escolas, que apresentaram projectos considerados interessantes, fundos para aquisição de material. Este projecto financiou a aquisição do novo telescópio da Escola, bem como exposições no país do trabalho realizado pelo Clube.

Os jovens alunos do 7º ano irão, entre outras coisas, construir astrolábios e globos celestes e aprender a manusear os telescópios da Escola. Os mais "velhos" vão realizar actividades mais complexas, como por exemplo a astrofotografia.

No dia 10 de Novembro de 1996 os professores estagiários de físico-química e o Clube de Astronomia organizaram uma observação nocturna para os alunos do 8º ano, tendo como objectivo a observação dos planetas Júpiter e Saturno. Tendo sido tiradas algumas fotografias.

O Clube de Astronomia da Escola enviou no final do mês de Novembro um conjunto de fotografias de Planetas, da Lua, do Sol, de nebulosas e de outras estrelas para uma exposição em Braga com o apoio do Projecto Galileu.

O Clube abriu, este mês, as suas actividades para o ano lectivo 96/97. Tendo sido realizada na segunda sessão uma pequena observação aos planetas Júpiter e Saturno.

Voltar