Astronautas da shuttle reparam sombras no telescópio Hubble

Johnson Space Center, Texas - Astronautas caminhantes do espaço acabaram de aperfeiçoar o telescópio espacial Hubble no dia 17 de fevereiro de 1997 e começaram a remendar o descascamento do telescópio provocado pelas queimaduras solares.

Oficiais da NASA ordenaram reparações das fendas no isolamento prateado que proteje o interior do telescópio das extremas variações de temperaturas em orbita. Um quinto astronauta ajudou a missão de completar as reparações.

Os estragos foram contudo causados pelas rígidas radiações ultravioletas do sol. Os engenheiros estavam preocupados com o aquecimento dos componentes electrónicos cruciais se nada fosse feito antes do próximo serviço da shuttle, marcado para Dezembro de 1999. Os astronautas Greg Harbaugh e Joe Tanner fizeram os últimos dez aperfeiçoamentos ao Hubble, instalando uma nova caixa de controlo para o gerador de energia dos paineis solares e colocando cobertas próprias a um par de sensores magnéticos.

Depois os astronautas viraram as suas atenções para o remendo de dois rasgões no isolamento perto do cimo do telescópio.

Bruno Mouco
Voltar