SETI

SETI são as iniciais de Search for ExtraTerrestrial Inteligence (Busca de Inteligência Extraterrestre). O programa SETI começou em 1959 quando dois cientistas americanos publicaram um artigo em como se podia utilizar as microondas para comunicações interestelares. Este projecto foi iniciado nos E.U.A. em 1971 com um relatório chamado Projecto Cyclops. O SETI tem o objectivo de captar ondas de rádio provenientes do espaço, na esperança de que alguma raça E.T. tenha transmitido algo. Tal facto provaria que nós não estamos sozinhos no Universo, o que iria transformar o mundo radicalmente.
Para captar ondas de rádio vindas do espaço, são necessários vários rádiotelescópios espalhados por todo o mundo. Cada rádiotelescópio está equipado com instrumentos capazes de captar dezenas de milhar de frequências de uma só vez. As frequência recebidas, são posteriormente analisadas por computadores, que, de acordo com padrões de reconhecimento, vão classificar cada sinal para saber se essas frequências são E.T., de satélites, ou apenas ruído de fundo.
Mas o SETI alem de tentar captar alguma mensagem, também as envia pelo espaço, na esperança de que uma outra civilização as capte e que posteriormente responda.

O programa SETI da NASA começou em 1971 com pesquisa e desenvolvimento de equipamento necessário para receber. Mas só em 1989 é que se começou a "receber". Um ano depois o congresso deixou de financiar uma vez que é pouco provável sermos contactados. Além disso as ondas de rádio "viajam" à velocidade da luz e não instantaneamente. Pelo facto da sua limitação em longas distâncias, e do espaço que separa dois sistemas solares ser muito grande, uma mensagem demora muito tempo a chegar ao destino e ser posteriormente respondida. Desde essa altura, o programa tem sobrevivido graças a fundos privados.

Ver o site oficial do SETI


Paulo Silva

Voltar